Thursday, July 5, 2012

Materias de Construção



Henry Ford desenhou e construiu um carro com cânhamo moldado por compressão e outras fibras naturais. Ele concebeu-o para ser utilizado com combustível de cânhamo.» 
O cânhamo pode ser usado para construir carros. Existem companhias na América e na Europa que constroem os painéis das portas e os pára-brisas do carro com fibra de cânhamo juntamente com resina ou plástico. A Ford, a Mercedes-Benz, entre outros, substituíram a fibra de vidro mais perigosa e mais cara por fibra cânhamo. Hoje em dia, esses carros andam nas estradas! 
Pode construir-se uma casa com cânhamo. Hoje em dia o cânhamo já esta a ser usado para produzir calafetagem, cimento, fibra plástica em chapas, pavimentação, isolamentos, aglomerados de madeira, gesso, contraplacado, e telhados. O material endurecido é resistente ao apodrecimento, a roedores, a insectos e ao fogo. É várias vezes mais leve que o cimento e providencia insolação térmica e sonora. Canos de betão reforçados com fibra de cânhamo custam menos de um terço do preço do polipropileno (material parecido com o plástico), tem uma grande flexibilidade e maior resistência à quebra. A fibra plástica feita de cânhamo é duas vezes mais forte, e três vezes mais elástica do que a fibra plástica feita de madeira. Devido à sua força e flexibilidade superiores e resistentes a quebras, é consequentemente excelente para áreas susceptíveis a tempestades, tornados e terramotos. 
Henry Ford gostava de dizer “Para quê usar as florestas que demoram séculos a serem criadas, e as minas que requerem épocas para se estabelecerem, se nós podemos ter produtos florestais e minerais equivalentes ao crescimento anual dos campos?” George Washington Cover tinha uma resposta: “Eu acredito que o Grande Criador colocou minérios e óleos na terra para nos dar um “pequeno descanso”. Como nós os esgotámos devemos estar preparados para voltar às nossas quintas, que são o verdadeiro armazém de Deus, e que nunca se esgotará! Nós podemos aprender a sintetizar o material para cada necessidade humana a partir das coisas que crescem!” 
Este “pequeno descanso” terminou há 60 anos, quando Henry Ford construiu o seu carro. A partir daí, metade das florestas foram destruídas - eram uma fonte primaria de ar puro. 
Apenas 3% das florestas originais dos Estados Unidos ainda existem. Muitas das florestas, de velho crescimento, na Austrália, estão a ser destruídas para aparas de madeira. 
Se não começarmos a usar cânhamo para ajudar a construir as nossas sociedades, o que iremos usar? 

No comments:

Post a Comment