Thursday, July 5, 2012

Factos sobre o Cânhamo



- Até meados de 1880, mais de três quartos de todo o papel no mundo era feito de cânhamo. 
- Uma colheita de cânhamo produz 4 vezes mais fibra crua do que uma plantação de árvores de tamanho equivalente. 
- As árvores demoram 20 anos até serem adultas, o cânhamo demora 4 meses. 
- O cânhamo não precisa de pesticidas porque é intragável para os insectos. 
- O cânhamo não precisa de herbicidas porque cresce depressa demais para as ervas daninhas. 
- O cânhamo repele até 95% dos raios ultra-violeta quando tecido numa malha apertada. 
- O cânhamo absorve mais água do que o algodão e tem uma força tênsil 3 vezes superior. 
- A produção de papel de cânhamo não usa lixívias que podem poluir os rios próximos da fábrica. 
- O papel de cânhamo amigo do ambiente é mais forte e mais duradouro do que o papel feito da madeira. 
- O papel de cânhamo ainda é usado para fazer notas e arquivos. 
- Desde mais de mil anos antes de Cristo e até cerca de 1880 DC, o cânhamo foi o maior cultivo agrícola e industria do planeta, produzindo a esmagadora maioria das fibras, tecidos, óleos, papel, incensos e produtos medicinais do planeta, assim como sendo a principal fonte de alimento para humanos e animais. 
- A guerra de 1812 entre a América e a Inglaterra foi sobretudo sobre o acesso ao cânhamo da Rússia. 
- Uma das razões principais para a invasão da Rússia por Napoleão em 1812 foi também as provisões de cânhamo Russas. 
- O cânhamo usa a luz do sol com mais eficácia do que qualquer outra planta no planeta. 
- O cânhamo cresce praticamente em qualquer tipo de solo e clima e é uma excelente razão para usar terrenos que de outra maneira estariam abandonados. 
- Até princípios de 1800 a palavra "linhos" referia-se a tecidos grosseiros feitos do cânhamo ou linho. 14 
- O óleo de cânhamo era referido na Bíblia pelo nome. Aparentemente, etimologistas na Universidade Hebraica em Jerusalém, confirmaram que a palavra "kineboisin" ( também escrita "kannabosm") referia-se ao cânhamo usado numa pomada sagrada. Ver Exodus 30:23 onde a palavra foi mal traduzida para "cálamo". - O óleo da semente de cânhamo dá a chama mais brilhante nas lamparinas a óleo e é usado desde Abraão. os Citas costumavam purificar-se com óleo de cânhamo que deixava as suas peles "brilhantes e limpas". - Até 1850 muito do papel era feito de cânhamo. Desde 1900, a maioria dos jornais, livros e revistas passou a ser feito de papel de polpa da madeira. Papel barato e dispensável, conveniente de uma sociedade consumista. 
- As nossas florestas, ou o que sobra delas, estão a ser cortadas 3 vezes mais depressa do que elas conseguem crescer. 
- O cânhamo oferece uma fonte de combustível valiosa e sustentável para o futuro. O cânhamo rende cerca de 1000 galões de metanol (3785 litros) por acre ano (10 toneladas de biomassa/acre, cada um dando 100 galões de metanol/tonelada). O metanol usado hoje em dia é principalmente retirado do gás natural que é um combustível fóssil. O metanol está actualmente a ser considerado como o combustível principal para os automóveis, esperando assim reduzir os níveis de CO2. 
- Henry Ford sonhou um dia que os carros nascessem do solo. A companhia Ford, depois de anos de investigação, produziu um carro cuja carroçaria era feita de plástico. Essa carroçaria rija era feita em 70% de fibra celulósica de cânhamo. Este plástico resistia a pancadas 10 vezes mais do que o aço sem ficar com mossas! O seu peso também era 2/3 do peso de um carro normal, sendo assim mais económico. Henry Ford foi então obrigado a usar o petróleo devido à proibição do cânhamo. Os seus planos para a sua frota de carros movidos a combustível de plantas também foi arruinado pela proibição do álcool na altura. - Canapa em Italiano, Hanf em Alemão, Canamo em Espanhol, Chanvre em Francês, Kanoplya em Russo, Kender em Hungaro, Tal Ma em Chinês, o cânhamo é sem dúvida internacional! 

No comments:

Post a Comment